O dia 21 de abril é feriado nacional. Trata-se de uma homenagem   que o Brasil presta ao sacrifício de Joaquim José da Silva Xavier, que  foi enforcado e esquartejado em praça pública por causa da sua luta contra a tirania portuguesa 
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, batizado em 12 de  novembro de 1746 foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante,  militar e ativista político brasileiro. No Brasil, é reconhecido como  mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional.
Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles  poetas e advogados, começa a fazer parte do movimento dos inconfidentes  mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do  Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade  de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a  Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério  dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas  oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da  aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em  praça pública ou o degredo.
 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário