sexta-feira, 16 de abril de 2010

Capoeira na escola

A capoeira foi evoluindo dentro dos princípios básicos tradicionais até que, em janeiro de 1973, foi oficializada como uma luta eminentemente brasileira, sob a Regulamentação Nacional da Capoeira.
O ensino de capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, música e outros, além de mobilizar os setores do desporto, turismo, meio ambiente, saúde, segurança, para citar alguns.
Ciente de vivermos em uma fusão de culturas e conhecimentos, procuramos apresentar ensaio do entendimento de uma metodologia didático-pedagógica, fundamentada principalmente na prática com as escolas.

2 comentários:

  1. A capoeira ainda hoje é vista de forma muito preconceituosa por grande parte da sociedade no entanto poucas pessoas tem uma visão que permite a consolidação de elementos que fazem parte da cultura brasileira como a arte da capoeira. E o gestor da Escola Oswaldo Cruz Asclé Mendonça permitiu o acesso e a inclusão dessa forma de cultura para os seus discentes o que corrobora com uma educação crítica e democrática.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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